segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Independência do Brasil

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

Várias tentativas ocorreram, muitas pessoas morreram por este ideal, como por exemplo, Tiradentes, que foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade do nosso país, durante a Inconfidência Mineira.

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta de Portugal, exigindo seu retorno, pois a sua presença impedia os portugueses de recolonizar o Brasil. Entretanto, D. Pedro respondeu negativamente a este pedido e proclamou “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.”, data esta que ficou marcada como “Dia do Fico".

Após essa data, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram à metrópole. Convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino e determinou que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil conclamava o povo a lutar pela independência.

Em uma viagem que o príncipe fez a Minas Gerais e a São Paulo, para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimentos, porque acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social, recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
D. Pedro recebeu estas notícias quando estava em viagem de Santos a São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!”. Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil e no mês de dezembro do mesmo ano, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
(Fonte de Pesquisa: Sua Pesquisa.com)


Governo do Estado de São Paulo

Secretaria do Estado da Educação

Diretoria de Ensino – Região de Araraquara

E.E. Profª Chlorita de Oliveira Penteado Martins


Rua Arthur Ribeiro, 874 - Vila Cardim - Matão - SP
Telefone/fax (16) 3382 1967 - Telefone (16) 3382 1472

E-mail Oficial:e024958a@see.sp.gov.br
E-mail do Blog:profchlorita@hotmail.com