domingo, 29 de novembro de 2009

Experiência de Física: alunos do 2ª A do Ensino Médio no Blog.



Novamente o 2ª A do Ensino Médio contribui com um a postagem na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologiaso para nosso Blog.
Orientados pelo Prof. José Renato de Física, e utilizando o material didático gratuito da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo do 3º Bimestre executaram a construção da Câmara Escura. Em 1604, Kepler 1571-1630) colocou, em sua obra "Óptica", a questão da origem das "rodelas de Sol" para a qual não se tinha na época uma explicação satisfatória. Refere-se àquelas manchas de luz circulares que observamos sob as árvores frondosas ou nas coberturas, e que passam através das folhas ou das telhas. Como Kepler já concluíra, as rodelas de Sol são sempre redondas, independentemente da forma do buraco; somente nos eclipses solares elas têm a forma de uma foice.

Para elucidar este fato, Kepler construiu uma câmara escura do tamanho de um homem com um orifício em uma das paredes, portanto um dispositivo que permitia a ele reproduzir em experiências os fenômenos observados na Natureza. Na parede branca oposta ao orifício, ele observava a imagem grande e invertida de objetos que se encontravam fora. 0 mesmo fenômeno ocorre quando, em um quarto escuro, observamos a parede oposta ao buraco da fechadura, e através do qual entra luz .

Podemos construir uma câmara escura, furando a base de uma caixa de papelão e substituindo a tampa por uma folha de papel vegetal. Nela podem ser feitas todas as observações de Kepler, inclusive as de que com um orifício pequeno obtém-se reproduções claras e nítidas da realidade, ao passo que com orifícios maiores reproduções cada vez menos nítidas.
Esta experiência levará a três conclusões:
1 . A luminosidade diminui com o quadrado da distância à fonte de luz,
2. ela aumenta com o número de fontes de luz ou com a intensidade de luz de uma fonte,
3. ela é máxima quando os raios de luz incidem perpendicularmente (comparar com a radiação térmica).

(acompanhe as fases da experiência nas fotos abaixo, e se quiser detalhes, clique na foto para ampliá-la)

















































































Governo do Estado de São Paulo

Secretaria do Estado da Educação

Diretoria de Ensino – Região de Araraquara

E.E. Profª Chlorita de Oliveira Penteado Martins


Rua Arthur Ribeiro, 874 - Vila Cardim - Matão - SP
Telefone/fax (16) 3382 1967 - Telefone (16) 3382 1472

E-mail Oficial:e024958a@see.sp.gov.br
E-mail do Blog:profchlorita@hotmail.com