sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PROJETO FUTURIDADE: você também vai chegar lá!

Quem é a pessoa idosa?
Segundo a legislação brasileira, idosa é a pessoa com 60 anos de idade ou mais. Portanto, o critério é cronológico. Por um lado, este critério é importante, uma vez que há direitos constituídos em leis e voltados para os idosos e pesquisas são desenvolvidas levando-se em consideração a faixa etária de uma população. Por outro lado, esse critério não deve ser considerado determinante da trajetória de vida das pessoas, na medida em que existem outros elementos mais importante.
O critério cronológico não leva em consideração a história individual, sempre singular, inventada e reinventada pela pessoa dentro de uma organização social, econômica, política e cultural determinada.
Assim, quando nos referimos a uma pessoa idosa devemos levar em consideração também a história vivida “o tempo vivido” denominado por Kairos pelos antigos gregos.
Como diz Alexandre Kalache (2008) “não é somente somar mais anos de vida, mas sim mais vida aos anos”.

O que é Futuridade?
É um Plano do Governo do Estado de São Paulo para a Pessoa idosa coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Desenvolvimento Social – SEADS. O SEADS tema missão de garantir os direitos e o acesso a bens e serviços, a cidadãos e grupos em situação de vulnerabilidade social e pessoas no Estado de São Paulo por meio de formulação, coordenação e avaliação da política de Assistência e Desenvolvimento Social e da realização de parcerias e transferência e geração de renda.

Como a área de Educação participa?
• Pela criação de projetos envelhecimento no currículo de todas as escolas do estado, e ampliando a inclusão digital.




Alguns diferenciais do Futuridade:
• Estimular a criação de campanhas que dêem visibilidade ao acelerado processo de envelhecimento e as especificidades e necessidades da população idosa paulista;
• Sensibilizar governos municipais, idosos, família, mídia, terceiro setor e sociedade civil para a importância da construção e fortalecimento de uma rede de atenção (com ações e serviços) voltadas para a pessoa idosa.
• Estimular a discussão do envelhecimento no espaço escolar, ampliando-o para o ambiente da família e comunidade.


Como a Escola Chlorita entrou no Projeto?


O tema da Futuridade foi trabalhado pelos alunos do Ensino Médio (diurno e noturno) e as 7ª séries A e B do Ensino fundamental, sob a orientação da Profª Izilda (História), elaborando:

· Cartazes;
· Produções de textos;
· Pesquisas;
· Visita ao Asilo de Matão (um grupo de alunos do 2º B ainda irá visitar o local);
· Café da manhã (os alunos estão programando com a professora um lanche para seus avôs).

A seguir fotos do "making of" dos cartazes, da produção de texto e das pesquisas:




Governo do Estado de São Paulo

Secretaria do Estado da Educação

Diretoria de Ensino – Região de Araraquara

E.E. Profª Chlorita de Oliveira Penteado Martins


Rua Arthur Ribeiro, 874 - Vila Cardim - Matão - SP
Telefone/fax (16) 3382 1967 - Telefone (16) 3382 1472

E-mail Oficial:e024958a@see.sp.gov.br
E-mail do Blog:profchlorita@hotmail.com