sábado, 17 de outubro de 2009

Biologia no dia-a-dia: filhote de animal silvestre é salvo por alunas.

Em Setembro também recebemos um visitante inesperado na escola: as alunas do 3º C (Natália, Isabela, Joséli) e do 3ºB (Vanessa) encontraram um filhote de Gambá sendo maltratado por pessoas numa das praças da cidade.Resolveram salvá-lo e levá-lo para a Profª Gizeli (Biologia) para saber o que fazer com o bichinho que estava enfraquecido e faminto.
A Profª Gizeli acionou o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Matão, e a Tatiane veio recolher o filhotinho para que recebesse cuidados adequados de uma veterinária voluntária Heloísa que socorre os animais nesta situação. Mas antes que ele fosse embora, tiramos umas fotos para registrar sua passagem por aqui. Aprenda um pouco sobre o bichinho:

O Gambá-comum (Didelphis marsupialis) é próprio das Américas e foi o primeiro marsupial a ser conhecido pelos europeus. Marsupial é o animal cuja a fêmea apresenta uma bolsa abdominal, conhecida como marsúpio , onde se processa grande parte do desenvolvimento dos filhotes. Alimentam de principalmente de frutos silvestres, ovos e filhotes de pássaros. Chega a atingir 50 cm de comprimento sem contar a cauda, que é quase do mesmo tamanho. Apresenta ainda corpo com pêlos longos e pescoço grosso, focinho alongado e pontudo, dai sua grande aparência com um rato gigante. Tem hábitos noturnos e, apesar de ser uma animal de movimentos lentos, trepa em árvores com facilidade, usando a cauda preênsil para agarrar-se aos galhos. Quando perseguido ou ameaçado, finge-se de morto ou expele um líquido fétido produzido por glândulas axilares.


Governo do Estado de São Paulo

Secretaria do Estado da Educação

Diretoria de Ensino – Região de Araraquara

E.E. Profª Chlorita de Oliveira Penteado Martins


Rua Arthur Ribeiro, 874 - Vila Cardim - Matão - SP
Telefone/fax (16) 3382 1967 - Telefone (16) 3382 1472

E-mail Oficial:e024958a@see.sp.gov.br
E-mail do Blog:profchlorita@hotmail.com