quinta-feira, 27 de setembro de 2012

MATÉRIA TVM/PORTAL SAIBAJÁ DE 24/09/2012


Escola Chlorita realizou gincana de reciclagem

Parte do projeto de meio ambiente, a escola mobilizou alunos para produção de peças recicláveis

capa do post
De ventilador ao look completo. Da cadeira a luminária. Tudo fabricado com materiais recicláveis e produzido pelas mãoes dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Chlorita de Oliveira Penteado Martins. Sob os comandos da professora de biologia Gizeli Chiquito, os estudantes de 1º ao 3º ano do ensino médio colaboram na produção de peças para o projeto meio ambiente da escola.
Além do envolvimento com a pesquisa de possibilidades na confecção dos materiais, a professora Gizeli destaca o envolvimento dos pais e da comunidade proporcionando ajuda aos alunos na produção e doação de materiais. 
Para os alunos a experiência valeu pelo trabalho em equipe e, claro, o resultado final. As peças produzidas foram julgadas por uma comissão que escolheu a turma vencedora, turma essa que receberá um prêmio para o incentivo e recompensa pelo trabalho bem feito.







sexta-feira, 21 de setembro de 2012

OLIMPÍADAS ESCOLARES 2012



Todos os anos a nossa escola participa das Olimpíadas Escolares, como não poderia ser diferente as professoras de Educação Física, Eliana Bortolani e Márcia, treinaram nossos alunos que, com muita garra já passaram as duas primeiras fases. PARABÉNS!
Agora estão classificados para a Fase Regional, que acontecerá no dia 26/09/2012, a princípio na cidade de Araraquara. 
Vamos juntos torcer para o nosso time!!!!



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PROJETO MEIO AMBIENTE
Faça um planeta mais limpo

Neste sábado, dia 22/09, às 9h acontece a exposição dos trabalhos confeccionados pelos alunos do ensino médio com materiais recicláveis do Projeto Meio Ambiente, orientado pela profª Gizeli.
Os trabalhos ficarão expostos e uma comissão julgadora decidirá  qual turma será vencedora, turma esta que terá como prêmio um "Dia de Cinema". Este projeto terá continuidade nos anos subsequentes, bem como o incentivo de outros tipos de premiação, entretanto, vale ressaltar o empenho das turmas para trabalhar em equipe e a conscientização sobre a importância da reciclagem, mostrando de uma forma produtiva e bela, que se as pessoas souberem utilizar os recursos da natureza ou industrializados, poderemos ter um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta. Aguardem as fotos!!!!!




MEU ERRO

José Junior: 
Fundador do AfroReggae, ONG que promove projetos de dança, teatro e música para jovens de favelas cariocas.


José Junior está na Revista Época desta semana (Capa nº 748) na seção Vida Útil. O coordenador executivo do AfroReggae revela em um depoimento emocionante que errou ao não concluir os estudos, mas que pretende mudar isso e que as pessoas devem seguir o exemplo de quem frequentou os bancos escolares. Agora no AfroReggae, quem não estudou, terá que correr atrás. Mas melhor você ler o artigo e conferir essa história…
"Não levei a escola a sério"
O grande erro que cometi na vida foi não ter estudado direito e não ter feito faculdade. Fiz o ensino fundamental numa escola particular, em Olaria, Zona Norte do Rio de Janeiro. Fui cursar o ensino médio no Liceu de Artes e Ofícios (escola profissionalizante). Fui reprovado e abandonei a escola aos 17 anos. Só voltei aos 23, numa escola em que bastava pagar a mensalidade para passar. estudava à noite e sempre faltava às aulas. Nesse período, trabalhei como entregador de jornal e taxista. Consegui concluir o ensino médio, mas não considero que tenha um diploma. Poderia fazer aquele discurso de que não tive oportunidade, mas não seria verdade. Eu tive. Tive e tenho. Meus pais me incentivaram a estudar, mas eu era um cara que não ligava para isso e brigava muito. Morava no centro, peto da Lapa, onde era bem raro alguém fazer faculdade. A maioria de meus amigos de adolescência morreu no tráfico ou de aids.
Hoje, trabalho com comunicação. Acho que teria me ajudado cursar jornalismo, cinema, serviço social, pedagogia, sociologia ou antropologia. Não sei se o AfroReggae estaria melhor ou pior por isso. Seria importante para mim. Poderia ser melhor do que sou.
Leio bastante. Mas seria bom, mesmo com 44 anos, tomar vergonha na cara. Pretendo fazer um curso na faculdade Ibmec. Eles me deram uma bolsa de estudos. Posso escolher o conteúdo. Quero aproveitar.
Figuras públicas deveriam evitar falar que não estudaram e, mesmo assim, chegaram lá. Outro dia, vi que em Cuba, até prostitutas, taxistas e boa parte da população tem nível universitário. Isso é muito bom. É claro que a história econômica lá é outra. No AfroReggae, me considero um bom e, ao mesmo tempo, um mau exemplo. Nunca me disseram nada diretamente, mas os meninos se perguntam: "Se o Junior não estudou, por que vou estudar?
Os jovens das favelas e do subúrbio se espelham em pessoas que não estudaram, em cantores de funk, pagodeiros, jogadores de futebol e em gente como eu. Isso é ruim. Quero fazer uma campanha para promover pessoas como o Elias, um garoto que conheci no Ceará e entrevistei para Conexões urbanas (programa do Multishow). Ele precisava ir nadando para a faculdade, porque a ponte da cidade estava quebrada. Ele embalava os livro num saco plástico, colocava uma das mãos para cima e ia nadando com a outra, à noite. Eu o chamei de Elias Phelps. Ele não gostou e disse: "O Phelps nada por medalha. Eu nado para mudar minha vida e a da minha família." Tomei essa na cabeça.
Quero que meus quatro filhos estudem, mas sei que não posso obrigar, apenas aconselhar. No AfroReggae, eu obrigo. Ex-traficante tem de ter ensino médio. Dois deles estão fazendo Direito. Não acho normal o cara falar errado. Estou baixando uma norma que começará valer quando o AfroReggae completar 20 anos, em janeiro. Ninguém mais será contratado sem ter o ensino médio completo. Quem não tem terá que fazer. Quando criamos o AfroReggae, quase ninguém tinha terminado a escola. Agora, na sede do projeto, quase todo mundo é formado.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012


FORA DA ORDEM MUNDIAL


FORA DA ORDEM, música de Caetano Veloso, está sendo trabalhada com os alunos do Ensino Médio pela professora de Língua Portuguesa, Clarice, abordando o problema social expresso na poesia e pesquisa sobre a Ordem Mundial.

Fora de Ordem
Vapor barato

Um mero serviçal
Do narcotráfico
Foi encontrado na ruína
De uma escola em construção...

Aqui tudo parece

Que era ainda construção
E já é ruína
Tudo é menino, menina
No olho da rua
O asfalto, a ponte, o viaduto
Ganindo prá lua
Nada continua...

E o cano da pistola

Que as crianças mordem
Reflete todas as cores
Da paisagem da cidade
Que é muito mais bonita
E muito mais intensa
Do que no cartão postal...

Alguma coisa

Está fora da ordem
Fora da nova ordem
Mundial...

Escuras coxas duras

Tuas duas de acrobata mulata
Tua batata da perna moderna
A trupe intrépida em que fluis...

Te encontro em Sampa

De onde mal se vê
Quem sobe ou desce a rampa
Alguma coisa em nossa transa
É quase luz forte demais
Parece pôr tudo à prova
Parece fogo, parece
Parece paz, parece paz...

Pletora de alegria

Um show de Jorge Benjor
Dentro de nós
É muito, é grande
É total...

Alguma coisa

Está fora da ordem
Fora da nova ordem
Mundial...

Meu canto esconde-se

Como um bando de Ianomâmis
Na floresta
Na minha testa caem
Vem colocar-se plumas
De um velho cocar...

Estou de pé em cima

Do monte de imundo
Lixo baiano
Cuspo chicletes do ódio
No esgoto exposto do Leblon
Mas retribuo a piscadela
Do garoto de frete
Do Trianon
Eu sei o que é bom...

Eu não espero pelo dia

Em que todos
Os homens concordem
Apenas sei de diversas
Harmonias bonitas
Possíveis sem juízo final...

Alguma coisa

Está fora da ordem
Fora da nova ordem
Mundial...

Ouça a música ao lado


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

ESPORTE  E INFORMAÇÃO

EXEMPLO DE VIDA E SUPERAÇÃO
ALAN FONTALES ATLETA PARALÍMPICO
MEDALHA DE OURO 


História de superação, força de vontade e determinação. Fontales venceu a prova dos 200 metros rasos o maior astro paralímpico, o sul-africano Oscar Pistorius. Com a medalha de ouro, espera ser exemplo para todos os jovens brasileiros.


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

VALE A PENA ESPERAR!!!!!


COLEGAS, O FILME

Colegas é uma divertida aventura que aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida através do olhar de três jovens com síndrome de Down apaixonados por cinema. Um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, eles resolvem fugir no Karmann-Ghia do jardineiro (Lima Duarte) em busca de seus sonhos: Stalone quer ver o mar, Marcio quer voar e Aninha busca um marido pra se casar. Eles partem do interior de São Paulo rumo à Buenos Aires. Nessa viagem, enquanto experimentam o sabor da liberdade, envolvem-se em inúmeras confusões como se a vida não passasse de uma eterna brincadeira.

Lançamento: 09/11/2012

quinta-feira, 13 de setembro de 2012


UMA AULA DIFERENTE
DIREITOS HUMANOS COM FOCO NO CADEIRANTE

A professora Joséli, de geografia, trabalhou no 1º semestre, com os alunos da 8ª série/ 9º ano o tema OS DIREITOS HUMANOS DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS: CADEIRANTE, tomando com base no parágrafo 12: "A igualdade de oportunidades é o processo mediante o qual o sistema geral da sociedade - o meio físico e cultural, a habitação, o transporte, os serviços sociais e de saúde, as oportunidades de educação e de trabalho, a vida cultural e social, inclusive as instalações esportivas e de lazer - torna-se acessível a todos", do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência, elaborado pela ONU em 03/12/1982.

Este trabalho buscou mostrar aos alunos as dificuldades encontradas por estas pessoas em realizar coisas simples do dia a dia. Um ex-aluno que é cadeirante veio até a escola para verificar como a escola está após a acessibilidade e para ser entrevistado. Ele apontou as dificuldades encontradas na época e as facilidades de locomoção hoje. Além da conversa e da entrevista, os alunos também vivenciaram “o ser cadeirante."





terça-feira, 11 de setembro de 2012




Nossa escola está em luto, em virtude do falecimento da professora SILVIA MARIA OTRENTI FRADE, ocorrido no sábado, 08/09/2012. Atualmente, compunha o quadro da nossa escola onde auxiliava na biblioteca. A comunidade escolar presta condolências à família e registra as últimas homenagens à professora.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012


DICA: PARA VER, SE DIVERTIR E APRENDER!
AKATU MIRIM é um site com jogos, vídeos e atividades para as pessoas que querem aprender sobre Consumo Sustentável. É muito legal, confira!!!!


SEMANA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL


Todos os alunos da nossa escola durante a semana de 03 a 06 de setembro em comemoração a Independência do Brasil, cantaram os Hinos Nacional e da Independência; leram trechos sobre os acontecimentos históricos da época e declamaram poesias. Foram orientados pelos professores de história e em especial a professora Izilda.



Vai concluir o Ensino Médio em 2012? Veja o calendário dos principais vestibulares de SP

(Fonte SEE)
Período de cadastro para USP e Unicamp já está na reta final. Unesp recebe inscrições a partir do dia 17/09. Confira o cronograma e saiba como participar

Está na terceira série do Ensino Médio? Então, fique de olho no calendário de inscrições para as universidades estaduais de São Paulo. O prazo para concorrer a uma vaga na USP e na Unicamp já está chegando ao fim. Para os interessados em estudar na Unesp em 2013, as inscrições para o processo seletivo começam no próximo dia 17. Confira!
USP
O prazo para quem pretende prestar a tradicional prova da Fuvest está se esgotando. As inscrições seguem até a próxima segunda-feira, dia 10.
- Baixe o manual do candidato aqui.
Os candidatos ainda terão pouco mais de dois meses para se preparar para a primeira fase do exame, que acontece no dia 25 de novembro. Os aprovados nessa etapa encaram a segunda fase nos dias 6, 7 e 8 de janeiro de 2013.
As inscrições podem ser realizadas na página da Fuvest. O período para a solicitação de isenção ou redução da taxa, que é de R$ 130, se esgotou no dia 3 de agosto.

Unicamp
Para os interessados em concorrer a uma vaga na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o prazo também está terminando. As inscrições para o vestibular da instituição se encerram em 14 de setembro. O cadastro deve ser feito na página da Comvest.

- Baixe o manual do candidato aqui.
As provas da primeira fase acontecem no dia 11 de novembro. Assim como a Fuvest, os exames da segunda fase da Unicamp serão realizados apenas em janeiro de 2013, nos dias 13, 14 e 15. As provas de habilidades específicas acontecem entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2013.
O período para enviar o pedido de isenção ou redução de taxa, que é R$ 130, se encerrou em 31 de maio.
Unesp
Já para aqueles que querem participar do processo seletivo da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, a Unesp, o prazo de inscrições começa no próximo dia 17 e segue até 11 de outubro. As inscrições deverão ser feitas pelo site da Vunesp.
- Baixe o manual do candidato aqui.
No dia 18 de novembro será realizada a primeira fase de avaliações. Para aqueles que forem convocados para a segunda etapa, o exame acontece nos dias 16 e 17 de dezembro. As provas de habilidades serão entre 9 e 15 de dezembro.
O período para solicitar isenção ou redução da taxa de inscrição terminou no dia 16 de agosto.
Acessa Escola está com inscrições abertas para processo seletivo de estágio
(Fonte SEE)
Estudantes do Ensino Médio da rede estadual interessados em estagiar em salas do programa Acessa Escola, já podem se cadastrar no processo seletivo. As inscrições vão até 1º de outubro e devem ser feitas pela página de estágios da Fundap. O valor da taxa de inscrição é de R$ 12.
- Confira o edital do concurso na íntegra.
O candidato precisa ter, no mínimo, 16 anos, estar matriculado na 1ª ou 2ª série do Ensino Médio regular de escolas estaduais de São Paulo e ter CPF próprio. Aqueles que forem aprovados no exame, que acontece dia 21 de outubro, terão a função de atender os estudantes frequentadores do Acessa Escola e orientá-los na utilização dos equipamentos de informática.
A carga horária é de quatro horas, durante cinco dias por semana, fora do período de aulas. O valor da bolsa-auxílio é de R$ 340, além de auxílio transporte. A duração de estágio será de até um ano, podendo ser prorrogado até o limite de 24 meses, ou até a conclusão do curso do estagiário.
Confira o cronograma da seleção:
cronograma_acessa_escola_718_01

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

UMA MÚSICA PARA PENSAR...

"Fazendo Do Jeito Certo (No Caminho Do Bem)" do rapper e produtor Piá, com participação do grupo Mr. Funk Samba, do cantor Jorjão e do "rapeiro" MV Bill o rapper mais famoso do Brasil, que foi morador da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro e ganhador da medalha "Cidadão do Mundo" do Unicef. Música que retrata a "virada"  na vida. Ouça!!!!
DIVERSÃO E CULTURA!



Mafalda é uma personagem criada em 1962 pelo  grande cartunista argentino Quino. Suas charges durante várias décadas vem encantando o mundo. Sua marca distintiva é o humor reflexivo, inteligente e sempre atual. 
(Fonte: Tirinhas da Mafalda)


PARA VOCÊ ASSISTIR

O filme conta a história de um professor que desafia seus alunos a criar algo que pudesse mudar o mundo. Vale a pena assistir!
E você é capaz??????

terça-feira, 4 de setembro de 2012

FEIRA DOS CURSOS DA UNIARA

No dia 30/08/2012, os alunos do 3º ano do Ensino Médio, acompanhados pelas professoras Maria José (Zeca), Eliane Miola e Lídia, foram visitar a Feira dos Cursos da UNIARA, oportunidade que tiveram para conhecer e experimentar o cotidiano de cada profissional.

Confira algumas fotos:










PARA VOCÊ ASSISTIR


Filme: Soul Surfer 

“Soul Surfer” é a história real, baseada no livro da surfista Bethany Hamilton.
Bethany, aos 13 anos, no dia 31 de outubro de 2003, enquanto praticava surf na praia de Tunnels Beach, foi atacada por um tubarão que lhe devorou o braço esquerdo. Após escapar da morte, Bethany precisou reaprender a lidar com situações simples do dia a dia, simples, para quem tem os dois braços. Membro de uma comunidade cristã de sua localidade, ela enfrenta alguns questionamentos que não chegam a lhe tirar a fé, mas a abalam sensivelmente.
Com fé, a ajuda da família, principalmente a do pai, e com a ajuda inesperada de crianças que foram vítimas do terrível Tsunami Asiático de 2004, Bethany consegue superar o trauma,  se torna surfista e um exemplo de vida e de fé para muita gente.
Vale a pena conferir!



segunda-feira, 3 de setembro de 2012


Para que serve o Simulado?

Neste ano, nossa escola, com o objetivo de sistematizar avaliações e notas, iniciou a aplicação de Simulados, que ocorrem uma vez por bimestre para todas as séries e em todas as disciplinas.

O simulado tem como função apontar para os alunos seus pontos fortes e fracos em cada disciplina, para que tenham noção do que é preciso estudar mais, do que é preciso prestar mais atenção ou se o problema da avaliação está na falta de concentração. Desta forma, o aluno saberá em que disciplina focar, como controlar seu tempo e seu nervosismo. Além do mais, ajuda-o a familiarizar-se com o tipo de prova, com o tempo que deve se dedicar a cada questão, qual disciplina deve ser feita primeiro e qual deve ser deixada por último.

É também, uma forma de testar os conhecimentos do aluno, prepará-lo para o vestibular,  para concursos, e para outros tipos de avaliações internas e externas, com o objetivo de proporcionar e vivenciar formas diferenciadas de avaliação; buscar um comprometimento maior do aluno com o estudo; melhorar o índice de desempenho, além de colocar todos os atores em reflexão (docentes, discentes e gestores).

Pois, a boa aprendizagem consiste em compreender o que se estuda, poder aplicar a realidade, reelaborar e sintetizar, bem como, se organizar, o que exige principalmente o comprometimento e maior dedicação de todos.

Data do Simulado - 3º Bimestre: 26/09

Independência do Brasil

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

Várias tentativas ocorreram, muitas pessoas morreram por este ideal, como por exemplo, Tiradentes, que foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade do nosso país, durante a Inconfidência Mineira.

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta de Portugal, exigindo seu retorno, pois a sua presença impedia os portugueses de recolonizar o Brasil. Entretanto, D. Pedro respondeu negativamente a este pedido e proclamou “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico.”, data esta que ficou marcada como “Dia do Fico".

Após essa data, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram à metrópole. Convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino e determinou que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil conclamava o povo a lutar pela independência.

Em uma viagem que o príncipe fez a Minas Gerais e a São Paulo, para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimentos, porque acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social, recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
D. Pedro recebeu estas notícias quando estava em viagem de Santos a São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!”. Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil e no mês de dezembro do mesmo ano, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
(Fonte de Pesquisa: Sua Pesquisa.com)


Governo do Estado de São Paulo

Secretaria do Estado da Educação

Diretoria de Ensino – Região de Araraquara

E.E. Profª Chlorita de Oliveira Penteado Martins


Rua Arthur Ribeiro, 874 - Vila Cardim - Matão - SP
Telefone/fax (16) 3382 1967 - Telefone (16) 3382 1472

E-mail Oficial:e024958a@see.sp.gov.br
E-mail do Blog:profchlorita@hotmail.com