quarta-feira, 28 de julho de 2010

Vestibular IFSP/Araraquara (Instituto Federal de São Paulo)

Retransmitimos o Comunicado no 316/ 10 – Gabinete Diretoria de Ensino da Rerião de Araraquara de 28/07/2010.

Assunto: DIVULGAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO – IFSP, CAMPUS ARARAQUARA. (antigo CEFET)


Senhores Diretores:


Solicitamos ampla divulgação DO PROCESSO SELETIVO DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO – IFSP, CAMPUS ARARAQUARA:


NÚMERO DE VAGAS :

40 vagas para Informática à tarde;
15 vagas para Informática à noite;
40 vagas para Mecânica à tarde;
25 vagas para Mecânica à noite.

Os cursos são desenvolvidos em 4 semestres,com estágios.
O processo Seletivo é constituído de uma prova com questões de múltipla escolha, de conhecimentos gerais.
Para participar o aluno deverá estar matriculado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio, ou já ter concluído o Ensino Médio.

INSCRIÇÕES:

Prazo:até o dia 05/08/2010;
Local:Centro de Referência Afro/Tele centro
Av.Duque de Caxias,660 Centro (entre as ruas 4 e 5);
Horário:das 9h00às 17h00(sem intervalo de almoço).

REALIZAÇÃO DA PROVA:

DIA: 08/08/2010
LOCAL: Campus Araraquara,Via de Acesso Engenheiro Heitor Souza Pinheiro,S/N Jardim dos Manacás - Araraquara.


Atenciosamente,


Profa. Maria José Serra Vicente Zaccaro
Dirigente Regional de Ensino-Região de Araraquara

quarta-feira, 14 de julho de 2010

ATENÇÃO: PRORROGAÇÃO DA INSCRIÇÃO PARA O ENEM ATÉ 16/07/2010

Retransmitimos o comunicado da Diretoria de Ensino de Ararquara:

Comunicado no299/ 10 – Gabinete DERA.
Assunto: Divulgar PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÃO DO ENEM/ 2010 ATÉ 16/07/2010.


Senhores Diretores:


Retransmitimos, abaixo, as notícias da Assessoria de Imprensa do INEP/ MEC sobre a PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÃO DO ENEM/ 2010 ATÉ 16/07/2010:


"Enem

9 de julho de 2010
Inscrições para o Enem prorrogadas para 16/07
O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram as inscrições do Enem, que se encerrariam nesta sexta-feira, dia 9, para o próximo dia 16, sexta-feira, às 23h59. A decisão foi tomada pelo presidente do Inep, Joaquim Neto, que atendeu à solicitação dos governadores de Pernambuco, Eduardo Campos, e de Alagoas, Teotônio Villela. Os dois governadores do Nordeste, preocupados com o impacto das chuvas e das enchentes, fizeram o pedido ao secretário executivo do MEC, Henrique Paim, que percorre a região devastada, à frente de um grupo que estuda a reconstrução das escolas destruídas. Quem ainda não fez sua inscrição tem agora mais sete dias para fazê-la, apenas pela internet, no portal https://correio.see.sp.gov.br/OWA/redir.aspx?C=510c5f26ee7c496e810f06592dc6e383&URL=http%3a%2f%2fwww.enem.inep.gov.br. O valor da inscrição é de R$ 35, mas estão isentos os estudantes da última série do ensino médio em escolas públicas e os que que comprovem a impossibilidade de pagamento preenchendo declaração de carência. É fundamental estar munido de CPF e RG próprios, como documentos de identificação. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro.
Assessoria de Imprensa do Inep/MEC


Inscritos não-isentos têm até dia 20 para efetuar pagamento
Com a prorrogação do prazo de inscrição ao Enem para o dia 16 de julho, os inscritos pagantes terão até o dia 20 para gerar o boleto na página de acompanhamento da inscrição (https://correio.see.sp.gov.br/OWA/redir.aspx?C=510c5f26ee7c496e810f06592dc6e383&URL=http%3a%2f%2fsistemasenem2.inep.gov.br%2finscricao) e efetuar o pagamento na rede bancária.A taxa de inscrição ao Enem é de R$ 35,00 e estão isentos de pagamento os estudantes do último ano do ensino médio em escola pública. Para esses alunos, o sistema não oferece a opção de gerar boleto.Participante que tenha concluído o ensino médio em escola pública antes de 2010 não é automaticamente isento, mas pode solicitar a isenção caso seja membro de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade econômica. Da mesma forma, estudantes de escolas particulares e pessoas com mais de 18 anos que não tenham concluído o ensino médio e estejam buscando certificação também têm essa opção.A caracterização de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade econômica é feita pelo Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007. Ele define como família de baixa renda aquela com renda familiar mensal per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo ou a que possua renda familiar mensal de até três salários mínimos.Pessoas nessas condições deverão dispor dos documentos comprobatórios da situação de carência declarada, pois o Inep tem o direito de, a qualquer momento, solicitar essa comprovação. Caso as informações prestadas na declaração de carência não sejam fidedignas, o declarante poderá responder por crime contra a fé pública, o que acarretará sua eliminação do exame. O Inep está checando as informações prestadas pelos solicitantes de isenção de taxa e aprovando os pedidos no decorrer das inscrições. Portanto, é importante que o candidato que tenha se inscrito como isento acesse a página de acompanhamento até que sua situação de inscrição traga a informação de que sua declaração de carência foi aprovada.
Em caso de não aprovação, o candidato deve gerar boleto e efetuar pagamento dentro do prazo para garantir sua participação no Enem 2010.
Caso tenha declarado carência por equívoco, o inscrito pode entrar no sistema de acompanhamento da inscrição (https://correio.see.sp.gov.br/OWA/redir.aspx?C=510c5f26ee7c496e810f06592dc6e383&URL=http%3a%2f%2fsistemasenem2.inep.gov.br%2finscricao%2f), corrigir a informação e, em seguida, gerar o boleto.O valor referente à taxa de inscrição não será devolvido, mesmo com mudança de data de realização do exame ou em razão de pagamento efetuado em duplicidade.
Assessoria de Imprensa do INEP"


Obs.: Segundo o INEP, o boleto para pagamento da taxa de inscrição está com data desatualizada em virtude de problema no sistema de geração da 2ª via do boleto.
Para efetuar o pagamento utilizar os caixas eletrônicos, visto que o código de barras é aceito mesmo constando o dia 12.
O INEP está tentando solucionar o problema no sistema de geração do boleto



Atenciosamente,


Prof. Newton Aparecido dos Santos
Dirigente Regional de Ensino-Região de Araraquara – Substº

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Viagens

O Programa “Cultura é Currículo” da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, com orientação pedagógica da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP), vem atender as metas da proposta pedagógica de nossa escola através do projeto “Lugares de Aprender: a escola sai da escola“. Este projeto quer promover o acesso de professores e alunos da rede pública estadual paulista de ensino a museus, centros, institutos de arte e cultura e a parques, como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo.

Em nossa escola o projeto tomou forma através das visitas realizadas ao Centro de Ciências de Araraquara, que foi visitado pelas 7ªs e 8ªs séries do ensino Fundamental, acompanhados de seus professores. No centro as atividades, palestras e experimentos põem o aluno em contato com o conteúdo das disciplinas que ele vê na escola.

Outro local visitado pelos alunos dos Ensino Médio Noturno foi a Exposição Bressonianas, no SESC-Araraquara, sob curadoria de Eder Chiodetto, composta pela seleção de 42 imagens de sete fotógrafos brasileiros que têm em suas obras a influência de Henri Cartier Bresson, francês, foi um dos mais importantes fotógrafos do século XX, considerado por muitos como o pai do fotojornalismo.

Acompanhem as imagens.



Os alunos da 7ª série A com a professora responsável Maria José de Matemática.


Os alunos da 7ª série B com a professora responsável Maria José de Matemática.


Os alunos da 7ª série C com a professora responsável Márcia de Educação Física.


Os alunos da 8ª série A com a professora responsável Helena de Português.


Os alunos da 8ª série B com a professora responsável Izilda de História.


Os alunos da 8ª série C com a professora responsável Joseli de Geografia.


Os alunos da 8ª série D com a professora responsável Clarice de Português.



Os alunos da 1ª série F do Ensino Médio com a professora responsável Sandra de Matemática.


Os alunos da 2º série D do Ensino Médio com a professora responsável Luciana de Inglês.









2º Bimestre - Projetos e Programação Didático Pedagógicas


Programção Didático Pedagógicas (PDP) - 08/05/2010
Área: Educação Física - Profª Márcia e Eliane
Tema: Copa do Mundo
Os alunos mostraram desempenho na exposição final. Houve o participação de outros professores como a profª Helena no projeto da Copa do Mundo. Os alunos aprenderam sobre as histórias dos países participantes da copa e suas culturas. A escola ficou toda decorada para a Copa.



Projeto Indisciplina
Guilherme 1ª série D - Ensino Médio com o tema Alcoolismo
2ª série C - Ensino médio com o tema Diversos tipos de profissões
Cleiton Costa - 2ª série A - Ensino Médio com o tema Respeito




Uso do Microscópio - Profª Giseli
Utilizando o Microscópio Trinocular Eletrônico, os alunos conheceram diferentes formas de microorganismo vivos e tipos de células. Nessa aula os alunos puderam aprender um pouco mais sobre a célula, os tecidos e os seres microscópicos. Uma aula que além de prática, também foi diferenciada, pois os alunos puderam ter a chance de conhecer mais sobre o seu organismo e quem "habita" nele. Os alunos demonstraram bastante interesse científico.



Participação no VII Concurso Nacional de Fotografia
Tema "O que se passa pela sua cabeça quando o assunto é prevenção às drogas"
Todos os alunos do Ensino Médio participaram das pesquisas realizadas para o concurso. Os alunos da 3ª série B do Ensino Médio coordenados pela Profª Tânia (Arte) produziram fotografias e através da linguagem visual deram uma interessante contribuição para o concurso, embora não tenha sido classificado para a etapa seguinte.



Dia do Desafio - 26/05/2010
Tanto os alunos do Ensino Fundamental quanto do Ensineo Médio participaram das atividades esportivas. Alunos do período da manhã vieram ajudar a organizar o período da tarde e contaram também com a ajuda do pessoal do grêmio.



segunda-feira, 5 de julho de 2010

CIEE oferece vaga de estágio remunerado para APRENDIZ

URGENTE Grande empresa contrata :
Vaga: APRENDIZ
Estudando ou que tenha concluído o ensino médio em 2009.
Sexo masculino
Idade de 16 anos até 18 anos
6 horas por dia
Bolsa Auxilio: Salário mínimo
Benefícios: Auxilio refeição+ Auxilio transporte.
Os interessados deverão entregar currículo no Posto do CIEE de Matão – Ou por email:silvia_bigatao@cieesp.org.br
Tel. 16 3384-9986-Silvia
Até dia 06/07/2010 AS 12:00 Hrs

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Retrospectiva do 1º bimestre - Projetos e Programações Didático-Pedagógicas (PDP)

Reunindo os trabalhos que ainda não foram divulgados no blog, estamos fazendo uma retrospectiva de tudo que aconteceu de importante no 1º bimestre e logo estaremos postando os conteúdos do 2º bimestre.
Devolutiva do Projeto Gibi da Turma da Mônica Jovem

Neste ano de 2010 os alunos receberam desenhos da Turma da Mônica autografados como presente do Núcleo de Atendimento do Maurício de Souza pelas suas histórias produzidas em Projeto conduzido pela professora Clarice (Português). (vide postagem
http://escolaestadualchlorita.blogspot.com/2009/12/escola-chlorita-visita-turma-da-monica.html )

Programação Didática Pedagógica (PDP)
Física e Química - Armanento Nuclear. (professores responsáveis José Renato (Física), Adilson(Química), Bruno (Física) e Tiago (Química).


Contou com a exibição do filme " O dia seguinte". Teve como objetivo fazer com que os alunos conhecessem a parte histórica e os elementos físicos e químicos que compõem o armamento, bem como suas consequências.


Dia do Índio 19 de abril
Trabalho orientado pela professora Izilda de História e realizado pelos alunos da 8ª série B.

O objetivo foi despertar nos alunos o interesse pelas diversidades culturais que existem em nosso país e como o índio era antes e depois da chegada dos europeus.

Prêmios Rotários de Liderança Juvenil - RYLA

O seminário foi realizado em um único dia, 24/04/2010, durante todo o sábado na Escola E.M Adelino Bordignon das 8hs às 18hs, e os recursos foram disponibilizados pelo Rotary Club. os alunos participaram de rodas de palestras, com promotores públicos, juiz da vara de menores e professores da universidade.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

A UFSCAR utilizará ENEM e participará do SISU. Leia mais

A Universidade Federal de São Carlos-UFSCar utilizará do Enem 2010 como critério de seleção para o Processo Seletivo de 2011, na condição de instituição participante do Sistema de Seleção Unificada - SiSU/MEC.Para outras informações acesse:
www.vestibular.ufscar.br


Governo do Estado de São Paulo

Secretaria do Estado da Educação

Diretoria de Ensino – Região de Araraquara

E.E. Profª Chlorita de Oliveira Penteado Martins


Rua Arthur Ribeiro, 874 - Vila Cardim - Matão - SP
Telefone/fax (16) 3382 1967 - Telefone (16) 3382 1472

E-mail Oficial:e024958a@see.sp.gov.br
E-mail do Blog:profchlorita@hotmail.com