segunda-feira, 26 de abril de 2010

Unicamp abre período para pedir a Isenção da Taxa de Inscrição do Vestibular 2011


A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está disponibilizando o formulário para o pedido de Isenção da Taxa de Inscrição do Vestibular Unicamp 2011. As inscrições devem ser realizadas até dia 28 de maio, exclusivamente pela internet, no endereço http://www.comvest.unicamp.br/vest2011/isencao/inscricao.html .


Após a efetuar a inscrição pela internet, o candidato deve enviar a documentação necessária (ver o edital), para Comvest, pelo correio, até o dia 31 de maio. A falta de qualquer documento e/ou o envio após o prazo excluem o candidato do processo.

As isenções da Taxa de Inscrição do Vestibular da Unicamp são oferecidas em três modalidades:

1- para candidatos provenientes de família de baixa renda (renda líquida máxima de R$550,00 por morador do domicílio);

2- funcionários da Unicamp/Funcamp; e

3- para aqueles que se candidatarem aos cursos de Licenciatura em período noturno (Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia).

Os pré-requisitos para todas as modalidades são: ter cursado da 5ª a 8ª série ou 6º ao 9º ano do ensino fundamental (antigo 1º grau) e ter cursado o ensino médio (antigo 2º grau) integralmente em escolas da rede pública, ser residente e domiciliado no Estado de São Paulo e já ter concluído ou concluir em 2010 o ensino médio.

A Comvest oferece 6.640 isenções na modalidade 1; 100 na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3.
A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 18 de agosto. Também a partir desta data, os contemplados começam a receber – exclusivamente via correio eletrônico – um comunicado de que foram beneficiados.

Importante: Os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2010. É preciso, posteriormente, fazer a inscrição no Vestibular, usando o código de isento fornecido pela Comvest.

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2011 serão realizadas no período de 23 de agosto a 8 de outubro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest. Para efetuar sua inscrição no Vestibular Unicamp, os candidatos isentos deverão utilizar um formulário específico.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Você já pensou em estudar Medicina na USP de Ribeirão Preto?


Retransmitimos uma interessante informação do Boletim eletrônico FEVEST sobre o Curso de Medicina da USP- Ribeirão Preto:


Estudantes do ensino médio podem virar alunos da Medicina da USP Ribeirão Preto por um dia


Estão abertas, até 7 de maio, as inscrições para o décimo terceiro Workshop de Medicina, que acontece todos os anos, na FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) da USP (Universidade de São Paulo). São esperados 1,2 mil alunos do ensino médio das escolas públicas e privadas e de cursinhos pré-vestibulares de Ribeirão Preto e região, para viverem um dia como estudante de medicina. Serão quatro dias de atividades: 15, 16, 29 e 30 de maio. O evento é organizado por alunos da FMRP, ligados à Associação Atlética Acadêmica Rocha Lima. Será ministrado um curso teórico-prático para os participantes, além de palestras proferidas por professores da FMRP no Espaço de Eventos do Bloco Didático da Faculdade. Depois, divididos em nove grupos, os alunos participam de atividades em nove sessões de diferentes disciplinas. Este ano, serão desenvolvidos conteúdos de histologia, anatomia, patologia, primeiros socorros, semiologia, ginecologia e obstetrícia, ortopedia, cirurgia e vida universitária. As aulas são ministradas por alunos da FMRP com supervisão dos professores responsáveis pelas disciplinas. As 1,2 mil vagas são divididas em 300 por dia, das quais 20% são reservadas para alunos de escolas públicas e de cursinhos populares de Ribeirão Preto. Essas vagas são previamente distribuídas. Os demais alunos pagam taxa de R$80,00. Todos têm direito, além das atividades do dia, ao material como camiseta, almoço e lanche. As inscrições podem ser feitas no site http://www.proginasio.com.br/workshop.php. A FMRP fica na Av. Bandeirantes, 3900, Ribeirão Preto (SP). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0/xx/16/3602-3175, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, ou pelo e-mail workshopmedicina@yahoo.com.br.Agência Usp 4/22/2010 .

terça-feira, 20 de abril de 2010

Você gosta de histórias em quadrinhos, fazer caricaturas ou desenhos em geral? Veja o Consurso da Folhateen!

Veja que bela oportunidade publicada no jornal Folha de São Paulo de 14/04/2010:

"Folha abre concurso de ilustração; vencedor será colaborador do jornal
Atenção amadores e profissionais dos rabiscos, em geral: está aberta a temporada de caça aos talentos do desenho brasileiro, com o lançamento do 4º Concurso de Ilustração da Folha.
O vencedor ganhará um contrato de três meses de colaboração com o jornal. Também serão premiados três concorrentes em cada categoria do concurso, que recebe inscrições até 30/4.
"A originalidade das ideias e do traço será um quesito importante na seleção, porque isso ajuda o trabalho a se sobressair", diz Fábio Marra, editor de arte da Folha.
Ele será um dos jurados da primeira etapa, ao lado de Marco Aurélio Canônico, editor do Folhateen, e de André Barcinski, crítico da Folha.
A peneira final será feita pelo editor-executivo, Sérgio Dávila, além de Angeli e de Laerte.
"
e conheça mais detalhes e o regulamento do concurso.
Boa sorte!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Escola Chlorita participa da premiação do Projeto Africa em Nós

, a
A Profª Bel (Português) e alunos da EE Chlorita representaram nossa escola no evento que teve lugar na Câmara Municipal na noite de 26/03/2010. O lançamento do livro Africa em Nós trouxe para a Câmara políticos, Mãe de Santo, empresários negros e representantes do Governo do Estado. As escolas: Chlorita de Oliveira Penteado Martins, José Inocêncio da Costa e a Etec Dr Sylvio de Mattos Carvalho receberam um livro cada.
Nossa escola participou do envento em razão do Projeto Africanidade (Pesquisa sobre poesias de autores africanos) coordenada pela Porfª Bel, envolvendo alunos de 1º e 2ºs anos do Ensino Médio no final de 2009 - ver postagens de Janeiro 2010).
O Assessor de Gêneros e Etnias da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Leandro Rosas falou sobre o lançamento do livro África em Nós e a situação do negro, no plenário e para a imprensa presente. O evento foi decorado com obras da artista plástica Helena Bottura Machado e sua filha, bonecas da artesã Célia Destéfani e pela Rosa Cheirosa. A Câmara Municipal também recebeu, como decoração, fotos de famílias negras matonenses do Sêrgio Sàbará e 5 fotos da exposição itinerante contidas dentre as 101 imagens do livro. Para mais detalhes, visite o site http://www.arteciencia.com/ do jornalista e fotógrafo Sérgio Sabará na página http://www.arteciencia.com/modules.php?name=News&file=article&sid=994 mais fotos do evento.


Governo do Estado de São Paulo

Secretaria do Estado da Educação

Diretoria de Ensino – Região de Araraquara

E.E. Profª Chlorita de Oliveira Penteado Martins


Rua Arthur Ribeiro, 874 - Vila Cardim - Matão - SP
Telefone/fax (16) 3382 1967 - Telefone (16) 3382 1472

E-mail Oficial:e024958a@see.sp.gov.br
E-mail do Blog:profchlorita@hotmail.com