quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Oportunidade de Estágio pelo CIEE (Matão) para alunos de Ensino Médio


O CIEE de Matão oferece oportunidade de Estágio para alunos de Ensino Médio:

REQUISITOS:
· Cursando 1º ou 2ºAno
· Ambos os Sexos
· Residir em Matão
· Acima de 16 anos


HORÁRIO: 06 horas/dia
LOCAL DE ESTÁGIO: Cidade Matão
ENTRAR EM CONTATO ATÉ 03/11/09


INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO:
TEL. (16) 3384-9986
POSTO DO CIEE/MATÃO


Boa Sorte!!!!!!!!

domingo, 25 de outubro de 2009

Copa Coca-Cola de Futsal: Equipe da Escola Chlorita - Vice-campeã!

No dia 17/10/2009 aconteceu a final do Campeonato COCA COLA 2009. A Profª Márcia acompanhou a equipe que recebeu os seguintes prêmios:

VICE-CAMPEÃO COPA COCA-COLA:



GOLEIRO MENOS VAZADO - COPA COCA-COPA:




TROFÉU ARTILHEIRO - COPA COCA-COLA:




Conheça o Dia Mundial da Alimentação.

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro de cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O objetivo do Dia Mundial da Alimentação é conscientizar o conjunto da humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome. Todos os anos, mais de 150 países celebram este evento. Durante o Dia Mundial da Alimentação, celebrado pela primeira vez em 1981, ressalta-se cada ano um tema em que se focalizam todas as atividades. O tema do ano 2001 foi «Lutar contra a fome para reduzir a pobreza» enquanto que o dos anos anteriores foram: «Um Milênio Sem Fome» (2000), «A juventude contra a fome» (1999) e «A Mulher nutre o mundo» (1998).
2006-2007 - “O Direito à Alimentação”
2005 - "Agricultura e diálogo de culturas"
2004 - “Biodiversidade e Segurança Alimentar"
2003 - "Trabalhar juntos para criar uma Aliança Internacional contra a Fome"
2002 - “A Água, fonte da Segurança Alimentar"
2001 - "Combater a fome para reduzir a pobreza"2000 - “Um milénio sem fome".


A Escola Chlorita em parceria com a Prefeitura Municipal de Matão (Depto. de Alimentação) ofereceu frutas a seus alunos como complemento da merenda e estímulo a uma alimentação mais saudável, permitindo uma pequena reflexão sobre o tema junto a seus alunos.

Dia dos professores na Escola Chlorita.

No dia 14/10/2009 a Direção da Escola Chlorita homenageou os professores pelo seu dia, promovendo um lanche especial no intervalo de aulas de cada período, e presenteando os mesmos com uma pequena lembrança pela passagem do Dia dos Professores . Não podemos esquecer da receita secreta de rocambole salgado da Profª Gizeli (Biologia) em parceria com a Profª Bel (Português). Que delícia!




























































sábado, 24 de outubro de 2009

Fechando a Semana das Crianças:Sorvete!

Na Semana da Criança os alunos da EE Profª Chlorita O P Martins participaram de atividades comemorativas, e para encerrar as comemorações as crianças foram tomar sorvete com os professores nas sorveterias próximas da escola. Veja alguns momentos que os alunos aproveitaram neste dia:


















































Campeonato Interclasses na Semana das Crianças

Durante a Semana da Criança na EE Profª Chlorita O P Martins uma das atividades comemorativas foi o tradicional CAMPEONATO INTERCLASSES no período de 07 a 09/10/20009. Acompanhe algumas fotos do evento.































sexta-feira, 23 de outubro de 2009

PROJETO FUTURIDADE: você também vai chegar lá!

Quem é a pessoa idosa?
Segundo a legislação brasileira, idosa é a pessoa com 60 anos de idade ou mais. Portanto, o critério é cronológico. Por um lado, este critério é importante, uma vez que há direitos constituídos em leis e voltados para os idosos e pesquisas são desenvolvidas levando-se em consideração a faixa etária de uma população. Por outro lado, esse critério não deve ser considerado determinante da trajetória de vida das pessoas, na medida em que existem outros elementos mais importante.
O critério cronológico não leva em consideração a história individual, sempre singular, inventada e reinventada pela pessoa dentro de uma organização social, econômica, política e cultural determinada.
Assim, quando nos referimos a uma pessoa idosa devemos levar em consideração também a história vivida “o tempo vivido” denominado por Kairos pelos antigos gregos.
Como diz Alexandre Kalache (2008) “não é somente somar mais anos de vida, mas sim mais vida aos anos”.

O que é Futuridade?
É um Plano do Governo do Estado de São Paulo para a Pessoa idosa coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Desenvolvimento Social – SEADS. O SEADS tema missão de garantir os direitos e o acesso a bens e serviços, a cidadãos e grupos em situação de vulnerabilidade social e pessoas no Estado de São Paulo por meio de formulação, coordenação e avaliação da política de Assistência e Desenvolvimento Social e da realização de parcerias e transferência e geração de renda.

Como a área de Educação participa?
• Pela criação de projetos envelhecimento no currículo de todas as escolas do estado, e ampliando a inclusão digital.




Alguns diferenciais do Futuridade:
• Estimular a criação de campanhas que dêem visibilidade ao acelerado processo de envelhecimento e as especificidades e necessidades da população idosa paulista;
• Sensibilizar governos municipais, idosos, família, mídia, terceiro setor e sociedade civil para a importância da construção e fortalecimento de uma rede de atenção (com ações e serviços) voltadas para a pessoa idosa.
• Estimular a discussão do envelhecimento no espaço escolar, ampliando-o para o ambiente da família e comunidade.


Como a Escola Chlorita entrou no Projeto?


O tema da Futuridade foi trabalhado pelos alunos do Ensino Médio (diurno e noturno) e as 7ª séries A e B do Ensino fundamental, sob a orientação da Profª Izilda (História), elaborando:

· Cartazes;
· Produções de textos;
· Pesquisas;
· Visita ao Asilo de Matão (um grupo de alunos do 2º B ainda irá visitar o local);
· Café da manhã (os alunos estão programando com a professora um lanche para seus avôs).

A seguir fotos do "making of" dos cartazes, da produção de texto e das pesquisas:



terça-feira, 20 de outubro de 2009

OCESP 2009: resultados finais e destaque da Escola Chlorita

A EE Profª Chlorita de Oliveira Penteado Martins de Matão, representou a DE de Araraquara na Final Estadual da Olimpíada Colegial de esportes na categoria Infantil, que foi realizada de 25 de setembro a 02 de Outubro, em Jaboticabal, nas modalidades de Futsal feminino e Atletismo masculino e feminino, em que a equipe infantil de atletismo ganhou o terceiro lugar do estado de São Paulo.
Destaques:
Profª Márcia recebendo troféu do 3º lugar por Equipe do estado de São Paulo.
A equipe de atletismo - Douglas, Renato, Renie, Leonardo e Guilherme.
Equipe de Futsal Feminino.



Como vem acontecendo nos últimos dez anos, as equipes que são treinadas pela Profª Márcia Robim Dutra são mais uma fez destaque. Neste ano os atletas que se destacaram foram: Douglas C. Selestrino – medalha de prata no salto à distancia; a equipe de revezamento masculino com os atletas: Leonardo A. Basílio, Renie R. Candido, Renato N. Mendes, Douglas C. Selestrino e Leandro M Ribeiro foram medalha de ouro. O Futsal feminino teve também uma boa participação no certame. No primeiro semestre deste ano as equipes de atletismo categoria mirim também foram destaque, disputando na cidade de dracena. O alteta Mayk de Souza Caxa foi medalha de bronze no salto em altura e as atletas do revezamento tiveram uma excelente participação, foram elas: Graziele De O. Rocha, Eduarda D Soares, Lafaelli T. F. de Souza, Letícia Camila L. Albano e Carla G. Bueno.

Seguem as demais fotos:



























































Governo do Estado de São Paulo

Secretaria do Estado da Educação

Diretoria de Ensino – Região de Araraquara

E.E. Profª Chlorita de Oliveira Penteado Martins


Rua Arthur Ribeiro, 874 - Vila Cardim - Matão - SP
Telefone/fax (16) 3382 1967 - Telefone (16) 3382 1472

E-mail Oficial:e024958a@see.sp.gov.br
E-mail do Blog:profchlorita@hotmail.com