domingo, 28 de junho de 2009

Criação do Mascote da Campanha do Agasalho 2009


A EE Profª Chlorita de Oliveira Penteado Martins de Matão, Diretoria da Região de Araraquara, cumprindo seu papel social e engajada na Campanha do Agasalho 2009, atende ao chamado da Secretaria de Estado da Educação, sendo uma das 5.500 escolas da rede estadual de ensino que servem como posto de coleta de agasalhos . O tema da campanha neste ano é “Meio Ambiente e Sustentabilidade” e para conscientizar os alunos da importância da reciclagem foram propostas algumas ações. Uma delas é a criação de um mascote para a Campanha, com materiais recicláveis. As 91 Diretorias de Ensino vão indicar um boneco e haverá uma votação para decidir qual deles será o representante da Secretaria, na Campanha.
“É fundamental a participação da rede estadual de ensino na Campanha. Além de coletar peças, desenvolvemos nos alunos a ideia da solidariedade”, afirma o secretário Paulo Renato Souza. As escolas que arrecadarem peças vão receber uma menção honrosa da Secretaria de Estado da Educação.
Na Escola Chlorita esta ação foi comandada pela Profª Tânia (Arte) que sempre desenvolve projetos com seus alunos voltados para a utilização de materiais recicláveis. O trabalho teve 3 fases distintas: confecção dos bonecos, exposição e escolha dos mais votados, com premiação para os 6 primeiros escolhidos. A próxima etapa será o encaminhamento para a Diretoria de Ensino. Estaremos reportando os resultados para os leitores do Blog nos próximos dias. Enquanto isso, vamos enchendo nossa caixa de doações, pois sabemos da capacidade de nossos alunos em participar de boas causas!




sábado, 27 de junho de 2009

Atletismo Mirim na OCESP 2009: mais medalhas

Novos resultados da OCESP 2009, desta vez para a categoria Mirim de Atletismo:
- Salto em distância – 1º lugar – Carla Bueno (4,60 m) (8ºD)
- Salto em altura – 1º lugar – Mayk de S. Caxa (1,50 m) (6ªC)
- Salto em Altura - 1º lugar – Letícia Albano (1,30m) (6ºC)
Também participaram nossas equipes de Revezamento:
Feminino 4 x 75m com tempo de 44”1
(Eduarda/7ªA, Graziele/6ªD, Letícia/6ªC e Carla/8ªD)
E o Masculino (veja no slide).

Palestra: Tema - Valores Humanos

No dia 20 de junho de 2009 a Escola Chlorita recebeu o Sr. Orson do Lar Espírita Cairbar Schutel, de Matão, convidado para realizar uma palestra sobre o tema Solidariedade, abordando Valores Humanos, que foi mais um dos temas de nossa Programação Didático Pedagógica. Nossos alunos interagiram com o palestrante e assistiram a vídeos educativos sobre o tema.



quarta-feira, 24 de junho de 2009

Escola Chlorita fazendo amigos no esporte!

Há algum tempo a Escola Chlorita oferece estágio na área de Educação Física para alunos da faculdade UNIESP Santa Julia, localizada em Taquaritinga, mas na semana passada (20/06), fomos nós os convidados a participar do Torneio UNIESP, organizado por alunos da própria faculdade, com valor de estágio para os futuros professores. Sendo esta uma boa oportunidade de treinar nossa equipe de Atletismo, orientada pela Profª Márcia (Ed. Física) em parceria com o Prof. Elias (Prefeitura de Matão), ficamos felizes em divulgar os resultados, obtidos por nossos alunos:
Equipe de Atletismo – medalha de prata – Revesamento 4 x 100 m
Carla Bueno (8ªD) – medalha de ouro – Salto em distância
Letícia Albano (6º C) – medalha de ouro – Lançamento de Pelota
Douglas Selestrino (1º B) – medalha de ouro – Salto em distância
Douglas Selestrino (1º B) – medalha de ouro – Corrida 100 metros rasos
Graziela Rocha (6 º D)– medalha de Bronze – Corrida 100 metros rasos
Stephani Marcos Souza (6º B) – medalha de Bronze – salto em distância
Agradecemos aos amigos da UNIESP-Taquaritinga pela oportunidade!


terça-feira, 23 de junho de 2009

Estudar e trabalhar... como fazer para não desanimar?


Para homenagear e animar nossos alunos do período noturno, foi feita uma pesquisa sobre alunos que trabalham. Usamos como referência artigo do site da WikiHow e do blog Lendo.org: Eis aqui alguns conselhos para estudantes trabalhadores, que precisam fazer muitas acrobacias, encontrando tempo para lidar com a correria desse alucinado e interessante estilo de vida.
Seja organizado: Mantenha seu material escolar organizado e em um só lugar. Anote em sua agenda ou calendário as datas para entrega dos trabalhos e nunca deixe-os para a última hora.
1.Crie um calendário flexível: Algumas partes de seu calendário não poderão ser movidas, como horários de aulas e de trabalho, isso é óbvio. Mas tente criar uma rotina em que você se adapte de forma que também possa ajustar caso apareçam outras coisas importantes. Como um estudante que trabalha, prepare-se para encarar novas tarefas, imprevistos e crises de trabalhos repentinos, os quais terá que fazer imediatamente.
2.Controle o stress: O stress é um fator inevitável na vida de um estudante trabalhador, você terá que tentar “prevenir” o stress, mas acima de tudo, aprender a superá-lo. Para isso:
*Tenha seu tempo para descanso: Esse tempo também deve estar no seu calendário. Não caia naqueles pensamentos do tipo “Eu não preciso dormir hoje, posso adiantar isso aqui”. Isso vai acabar com você;
*Mantenha-se ativo: Faça alongamento, nade, corra, faça algum esporte. Manter um estilo de vida saudável ajuda a aliviar o stress e você ainda verá que quanto mais exercício fizer, mais fácil será lidar com os estudos e o trabalho;
*Viva: Não esqueça de aproveitar sua vida. Não fique angustiado por causa da intensidade de sua vida acadêmica e profissional. Guarde um tempo para desfrutar do mundo ao seu redor e apreciar suas relações sociais. Vá ao cinema, leia livros de assuntos diferentes, assista televisão. Nunca se esqueça de inserir em seu calendário essas coisas que fazem você se sentir vivo e o enriquecem como pessoa;
3.Seja realista: Talvez realmente não haja tempo para tudo, por isso você deve identificar suas prioridades e não ficar se culpando caso não consiga terminar todas as tarefas para um determinado dia. Seja positivo e tenha em mente que você é um privilegiado por estar trabalhando e estudando: muita gente no mundo não tem nenhuma de suas oportunidades;
4.Lembre-se o porquê de estar fazendo isso: Ao estudar e trabalhar ao mesmo tempo, você está enfrentando um desafio que a maioria das pessoas não se atreveria a enfrentar. Mas você também não enfrentaria se não tivesse boas razões para fazer isso. Não importa se seu desejo é uma grande carreira, uma família feliz ou simplesmente aprender. Quando pensar que “isto já é demais”, lembre de seus objetivos.
Conselhos úteis
-Mantenha o trabalho e a escola separados: Não se preocupe com o trabalho durante as aulas e vice-versa, concentre-se no que está fazendo no momento;
-Pense mais e trabalhe menos;
-Mantenha seus contatos: Como todas essas tarefas sua atividade social tende a decair. Tente manter contato com seus amigos e pessoas conhecidas, ao menos por e-mail.
Cuidado
-Mantenha-se atento aos sinais que indiquem algum problema para a entrega de seus trabalhos e faça os ajustes necessários em seu calendário;
-Estudar e trabalhar ao mesmo tempo não é uma tarefa para todos. Não permita que seus estudos atrapalhem seu trabalho, a não ser que
viver desempregado não seja um problema pra você;
-Nunca pare! Quando aquela vontade de dar um tempo surgir, respire fundo e continue firme seu caminho, pois se você parar talvez nunca mais volte a estudar.


Caro estudante, desejamos que o seu sucesso profissional seja o prêmio por todo seu esforço!!!

A Direção.




Editor do Guia do Estudante Atualidades Vestibular responde a alunos da Chlorita


Profª Clarice (Português) contribui para nossas postagens:

No final do primeiro bimestre, foi proposto aos alunos das 3ª série do Ensino Médio, como atividade da Disciplinas de Apoio Curricular - Português (DAC), que escrevessem um e-mail ou uma carta ao editor do Guia do Estudante Atualidades Vestibular, avaliando essa publicação, bastante utilizada pelos alunos em preparação para o vestibular. A atividade foi feita em grupo para que o volume das mensagens não fosse tão grande. O editor, Paulo Zocchi, respondeu a dois grupos. Abaixo, a transcrição da resposta aos alunos William e Aline, da 3ª série B.

Caros Aline e William:

Em nome da redação do Almanaque Abril/Guia do Estudante, quero agradecer sua mensagem.

Na Carta ao Leitor, quis destacar como existe uma relação entre os pequenos fatos do cotidiano e os grandes acontecimentos globais, num mundo tão complexo e integrado como este em que vivemos. Esse é um dos pressupostos na elaboração de nossas publicações, e um dos motivos pelos quais a leitura diária de notícias – em revistas, jornais ou internet – é um hábito fundamental para jovens (e também adultos) conscientes.

Tem sido muito gratificante fazer o Guia do Estudante Atualidades Vestibular, pois estamos ajudando milhares de estudantes a aprender bastante sobre os acontecimentos atuais, tanto no nosso país, quanto no cenário internacional. Um aspecto particularmente legal deste trabalho para nós é o desafio de abordar de forma atraente os temas da atualidade e de selecionar imagens com contexto e impacto, sempre visando a abrir um diálogo com nossos leitores. Uma preocupação permanente é tentar relacionar os diferentes assuntos, ligando-os também ao contexto escolar.

Espero que nossa publicação possa fazer a diferença, ajudando o desenvolvimento de seus conhecimentos e de seus estudos nesta fase tão decisiva da vida. Temos nos empenhado a fundo para isso.

Um abraço, Paulo Zocchi


(conheça também o site http://guiadoestudante.abril.com.br)

Estágios no Programa Acessa Escola: inscrições prorrogadas até 03/07/2009

Foi prorrogado até o dia 3 de julho o prazo de inscrição para o processo seletivo dos estudantes que desejam atuar como estagiários do Programa Acessa Escola, em escolas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Para maiores informações acessar o link abaixo (post completo sobre o assunto aqui mesmo no nosso blog) :
ou no link abaixo:
http://acessaescola.fde.sp.gov.br/publico/Noticias.aspx

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Mais OCESP 2009: Resultados positivos de nossas equipes nos jogos da Fase Matão.

A Profª Márcia (Ed. Física) comemorou juntamente com os alunos das equipes de Futsal Masculino, Voley Feminino e Voley Feminino de nossa escola os resultados obtidos nas partidas de hoje no SESI, durante o encerramento da fase Matão das Olimpíadas Colegiais (OCESP 2009), com todas as euipes classificadas para a fase Araraquara que se inicia em 11/08/2009:

Futsal Infantil Masculino :
EE Chlorita 5 x 2 EE Dorival de Carvalho







Voley Infantil Feminino:
EE Chlorita 2 x 0 EE Odone



Voley Infantil Masculino:
EE Chlorita 2 x 1 EE José Inocêncio

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Obrigada, galera!!!!!!!!!!!!!


Hoje, 18/junho/09, às 21h30, chegamos a 1.000 visitas realizadas!!!!!

Muito obrigada!

Denise e Luciana


Área de Linguagens e Códigos trabalha a identidade da criança.

Sob a orientação da Profª Neusa (Português) a 5ª série B do Ensino Fundamental desenvolveu o projeto em equipe Painel da Identidade, que tem três objetivos principais: 1º) Construir um conhecimento maior entre os colegas de classe e trocar impressões sobre como se sentiram com a chegada de um novo ano letivo, cheio de mudanças, em uma nova escola. (Nossa clientela de 5º série reune alunos oriundos de até quatro escolas diferentes). 2º) Ensinar aos alunos o que é um painel e que um trabalho em equipe precisa ser bem organizado, seguindo as regras necessárias para ser produtivo. 3º) Trabalhar com os alunos um relato autobiográfico:


























Agita Biologia - resultados dos projetos e exposição na escola.


O Projeto Agita Biologia é concluído com exposições no pátio da Escola dos trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos da Profª Gizeli (Biologia) dos 2ºs e 3ºs anos do Ensino Médio, abordando os temas Grupos de Vegetais e Divisão Celular. Confira as imagens nos slides:

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Exposição Solidariedade Planetária: nossa escola participa e movimenta os alunos.

A Escola Chlorita marcou presença na Semana do Meio Ambiente, durante a Eco Matão 2009, (realizada entre os dias 1° e 7 de junho) e promovida pela nossa Prefeitura Municipal. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente foram realizadas diversas atividades entre as quais a Exposição Solidariedade Planetária: Catástrofes Ambientais e a Vulnerabilidade de Grupos Populacionais, realizadas pelas escolas municipais, estaduais e particulares da cidade na Praça Leônidas Calígola Bastia (Centro) no dia 05/06/2009. Maria Ap. Bellintani O. de Carvalho, Diretora do Departamento de Meio Ambiente agradeceu aos parceiros da Sociedade Civil e empresas privadas que estão participando e apoiando este evento, e entre elas a nossa querida escola.
Acompanhe as fotos que contam a história do painel idealizado pelos alunos da Profª Tânia (Arte) reproduzindo a situação da população atingida pelos deslizamentos de terra em Santa Catarina, a exposição realizada e o transporte dos alunos :

Continua a Olimpíada Colegial, e agora estamos torcendo para a equipe de Futsal:

Novidades da OCESP 2009 (Olimpiadas Colegiais): *A equipe de Futsal Masculino destacou-se durante a etapa municipal da OCESP na partida realizada no SESI (Matão) ganhando a partida contra a equipe da E.E. Profª Marlene Frattini por 05 x 01. * O próximo jogo será contra a equipe da E.E. Dorival de Carvalho no dia 19/06 no SESI (Matão) a partir das 8 horas. *As equipes de Volei Feminino e Masculino também estarão participando dos jogos da OCESP nas próximas semanas.























terça-feira, 16 de junho de 2009

Atletismo da Escola Chlorita marca presença nos Jogos Abertos em Lins

Alunos da Escola Chlorita da equipe de Atletismo Masculino (entre 14 e 18 anos) marcaram presença nos Jogos Abertos da Juventude, realizados em Lins (SP), de 08 a 10/06/2009, representando a cidade de Matão. Foram acompanhados pelo Prof. Elias, de nossa Prefeitura Municipal, que em parceria com a escola, treina esta equipe há mais de 4 anos. Os alunos Leonardo, Renie, Leandro e Douglas conquistaram o 3º lugar no Revesamento 4 x 100 m. Além disso, o aluno Douglas destacou-se na modalidade Salto em Altura (4º lugar, com 1,80 m) e Salto em Distância (4º lugar, 6, 39 m). Fizeram parte também da equipe os alunos Renato, Alex e Graziela. Com esse resultado o Prof. Elias e a Profª Márcia (Ed. Física) esperam que a Equipe alcance o primeiro lugar na OCESP 2009 (Olimpiada Colegial) como consequência da determinação dos atletas dessa escola.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Solidariedade: A União que faz a diferença


A Escola Chlorita coloca em prática
seu lado social e promove a Campanha do Agasalho.


A Escola Chlorita, promove até o dia 20 de junho a Campanha do Agasalho. A iniciativa, que já acontece há alguns anos, objetiva a arrecadação de roupas, que irão ajudar pessoas carentes a se esquentar no inverno.
A campanha é uma das ações da escola e tem como objetivo promover um maior engajamento social tanto dos alunos como professores, funcionários e comunidade.
A SOLIDARIEDADE, ultrapassa o âmbito da ajuda financeira, realizada através de doações e chega no âmbito da educação, seja essa educação formal ou informal. O objetivo é também educar as crianças e adolescentes para a vida, de modo que elas tornem cada vez mais independentes e possam, em um curto espaço de tempo, ajudar ao invés de serem ajudadas.
A SOLIDARIEDADE depende da visão de mundo de cada um de nós: às vezes, a solidariedade é entendida apenas como ajuda eventual a alguém que dela necessita.
Para nós, a verdadeira SOLIDARIEDADE permite ao ser humano superar suas próprias limitações, traçando seu caminho para seu desenvolvimento integral: sua saúde, sua educação, seu trabalho, a geração dos recursos de que necessita e o usufruto de sua felicidade.
ESSA É A SOLIDARIEDADE ATIVA, a mão que desejamos estender aos nossos semelhantes mais necessitados.

NÃO FIQUE FRIO NESTE INVERNO...COLABORE COM A CAMPANHA DO AGASALHO.

A Escola Chlorita convida você a aquecer seu coração e exercitar a solidariedade contribuindo com a CAMPANHA DO AGALSALHO. Traga, até o dia 20 de junho, roupas, calçados e cobertores em boas condições para ajudar a população carente que sofre com os rigores do inverno.

Denise
Diretora

Escola Chlorita sediou 3ª etapa do Circuito Regional de Jogo de Damas.

Mais de 200 crianças das várias cidades da região que compõem a Liga Regional de Damas estiveram presentes à 3ª Etapa do Circuito Regional. O evento foi realizado na quadra coberta da Escola Chlorita no sábado (30/maio), e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Matão que forneceu a premiação para os vencedores e alimentação. Os integrantes do Projeto Escola da Família da Escola Chlorita foram os anfitriões e organizadores do ambiente dos jogos, e os educadores serviram a merenda. Vários professores da rede municipal e estadual vieram trazer suas equipes e colaborar para que tudo transcorresse em harmonia. Entre as equipes premiadas, destacaram-se os alunos da Escola Chlorita, treinados pela Profª Edna (Ed. Física) e pelo Prof. Tiago Nuccitelli, voluntário que ajuda as crianças a melhorar seu desempenho. As imagens dão a idéia da dimensão do evento:

terça-feira, 2 de junho de 2009

Programa Acessa Escola: Estágio para alunos da rede estadual de SP.





Caros Estudantes do Ensino Médio:


Conheça o Programa Acessa Escola da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, que está oferecendo estágio dentro da própria escola em que o aluno estuda. Para estar apto a esta vaga é necessário ser estudante do Ensino Médio Regular em escola estadual, e fazer o credenciamento conforme explicaremos adiante:
Condições do Estágio:
- Valor da bolsa: R$ 340,00
- Duração do Estágio: mínima 6 meses e máxima 12 meses prorrogáveis.
- Carga horária: 4 horas diárias. (Manhã, Tarde ou Noite) (Obs.: à noite até 21h30m)
- Benefícios: auxílio transporte de R$ 50,00, recesso de 30 dias, seguro em caso de acidentes pessoais.
Requisitos:
- Ser aluno regularmente matriculado no 1º ou 2º ano do ensino médio regular.
- Possuir CPF próprio.
- Preencher, no período de 01 a 19/junho/2009 o formulário de inscrição no site da Fundap – http://www.fundap.sp.gov.br/
- Ter 16 anos completos na assinatura do Termo de Compromisso (Contrato).
- Efetuar o pagamento da taxa de inscrição de R$ 12,00 em qualquer rede bancária.
Pedido de Isenção da Taxa de Inscrição:
- Isenção somente para aqueles estudantes que fazem parte do Programa Bolsa Família, Renda Cidadã e Renda Mínima.
- Apresentar os documentos na Secretaria da Escola (cópia do Cartão, RG do beneficiário e RG do candidato) – até 15/06.
- A Secretaria da Escola preenche o formulário e encaminha a documentação para a Diretoria de Ensino.
- A Diretoria de Ensino envia para a Fundap até 16/06.
Divulgação das Listas:
- Lista dos candidatos com inscrição confirmada - 01/07 no site da Fundap.
- Lista dos candidatos contendo os locais de prova – 14/08 (no site da Fundap, Diário Oficial, Escolas).
- Locais de Prova – Escolas indicadas pelas Diretorias de Ensino.
Prova:
- Data da Prova: 23/08.
- Prova objetiva e classificatória.
- Composição da Prova: 30 questões de múltipla escolha abrangendo: Conhecimentos Matemáticos, Conhecimentos da Língua Portuguesa, Conhecimentos básicos de Informática / Internet e Conhecimentos Gerais.
- Publicação do Gabarito 24/8.
- Publicação do Resultado: 02/09 – relação de aprovados por escola.
Processo de Convocação / Contratação:
- Candidatos aprovados deverão ser prioritariamente da própria escola.
- Escolas sem candidatos aprovados para um ou mais períodos da escola mais próxima, dentro da mesma Diretoria de Ensino, segundo ordem de classificação.
- Candidato aprovado que transferir a matrícula para outra escola não vinculada à mesma Diretoria que prestou o processo seletivo perderá o direito de escolha de vaga.

Conheça o Site do Programa Acessa Escola/FDE
http://acessaescola.fde.sp.gov.br/publico/index.aspx



Boa Sorte!

Denise
Diretora


Governo do Estado de São Paulo

Secretaria do Estado da Educação

Diretoria de Ensino – Região de Araraquara

E.E. Profª Chlorita de Oliveira Penteado Martins


Rua Arthur Ribeiro, 874 - Vila Cardim - Matão - SP
Telefone/fax (16) 3382 1967 - Telefone (16) 3382 1472

E-mail Oficial:e024958a@see.sp.gov.br
E-mail do Blog:profchlorita@hotmail.com